quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CARTA NA ÍNTEGRA

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2009.


POLÍTICA PARA USO DE MÍDIAS SOCIAIS

Com o objetivo de proteger seus conteúdos - fruto do esforço individual de centenas de colaboradores - da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus Princípios e Valores e a independência da sua linha editorial, a expansão de novas plataformas "virtuais" nos leva a reforçar normas que já devem prevalecer quanto aos demais veículos de comunicação tradicionais.
Neste sentido, a política para o uso das chamadas mídia sociais (blog, twitter, facebook etc.) pelos contratados da Rede Globo segue, rigorosamente, a mesma regra geral determinada para as demais formas de manifestação pública:
· A divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo; ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório, ou qualquer outra informação/conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Rede Globo são vedados, independentemente da plataforma adotada, salvo expressamente autorizada pela empresa.
· A hospedagem em Portais ou outros sites, bem como a associação do nome, imagem ou voz dos contratados da Rede Globo a quaisquer veículos de comunicação que explorem as mídias sociais, ainda que o conteúdo disponibilizado seja pessoal, só poderá acontecer com prévia autorização formal da empresa.
· O uso de ferramentas associadas a um produto da empresa dependerá de avaliação e aprovação da direção de cada área, cabendo a esta definir sua linha editorial - de acordo com as diferentes características da área de trabalho -, zelando pelo cumprimento dos nossos Princípios e Valores, da nossa política comercial e pelas questões legais que podem envolver a atuação em veículos de relacionamento pessoal.
· As Promoções relativas à grade da emissora são de responsabilidade exclusiva dos canais oficiais dos programas e das áreas com essa função.
· A presença individual e particular dos nossos contratados deve se restringir, se desejada, exatamente a este universo, estando totalmente desvinculada da atuação na Rede Globo, nem tampouco associados a outros veículos de comunicação. Se essa separação clara não puder ser estabelecida, o uso dessas mídias fica inviabilizado.
Esclarecemos, por fim, que, salvo na hipótese de acordo formal ou de citação de fonte jornalística, nossos programas, telejornais e peças de promoção ou divulgação jamais remeterão nossos telespectadores para plataformas de terceiros.

32 comentários:

  1. http://twitter.com/Jusehhh

    Me sigam ;*

    ResponderExcluir
  2. http://twitter.com/rpernalonga

    Follow ;D

    ResponderExcluir
  3. A globo e as suas manipulações me sigam tbm www.twitter.com/Alissonelite

    ResponderExcluir
  4. sempre foi e sempre será assim... ainda é menos do que a record...
    www.twitter.com/luizparreira

    ResponderExcluir
  5. A Globo está certa!!!! há globais metendo os pés pelas mãos no twitter!!

    alguns contam as coisas antes de acontecerem, e isso nao pode acontecer de forma alguma.

    GLOBAIS FORA DO TWITTER, É ISSO AI REDE GLOBO

    ResponderExcluir
  6. Juliana paes faalndo q horas q gravou.. e q saiu... ta se abrindo mto a Maya.. uhaua

    http://elieserbroder.blogspot.com/

    www.twitter.com/elieserbroder

    ResponderExcluir
  7. Olha, tem atores realmente que postam o que estão gravando. Fiquei puta outro dia pq uma global falou uma cena que iria acontecer. Poxa, tem gente que não quer saber antecipado não! Se não, qual a graça assistir então? E dei mó bronca nela. Não vou mentir. Discordo deles serem proibidos de terem perfis na internet. Eles são pessoas como nós e podem usar esses meios inclusive para divulgação deles como profissionais, trazendo informações como por exemplo, informações de peças de teatro, onde estarão estreando, avisando aos fãs e telespectadores datas e horários de eventos etc. Mas divulgar os conteúdos já é outra história. twitter.com/reginabarros

    ResponderExcluir
  8. AREBABA...QUE TURBULÊNCIA HEIN??? BOM SABER QUE FAMOSO TAMBÉM É CHEGADO NUMA FOFOCA..KKKK...NINGUÉM SEGURA A LINGUA!!

    ResponderExcluir
  9. A globo nao tem o que fazer !!! se tivesse nao estaria se preocupando com isso !!!
    So pq o twitter esta bom bando e eles nao estao ganhando nada com isso ele ficam assim ... arrumando problema!!! Vai eh perde muito com isso !!!

    ResponderExcluir
  10. A Rede Globo estar certa todos os direitos de preservar os principios ligados a emissora afinal e nome dela que estar reta..acho que os globais pode ter Twitter mais tem que saber o que vai postar nele.

    ResponderExcluir
  11. Luciano Huck se fudeoooo... Meteu aquele narigão onde não era chamado...

    Vocês não merecem falar com ele nem com a sua Angélica... hahahah

    ResponderExcluir
  12. Tinha que ser a Globo diiinovo.

    []'s,
    Icaro Queiroz
    http://twitter.com/IcaroQ

    ResponderExcluir
  13. eu não to nem aí...só sei que essa carta deu um SENHOR FAIL pra ordem da Globo, Bhuahahahahah!!!

    Sigam-me: http://twitter.com/stigmawall

    ResponderExcluir
  14. Are babaDISSIMOO!
    Tem dó neh?!
    Ridiculo isso!
    Campanhaa:
    Atores globais também são pessoas normais!

    Daaliii twitteer!

    ResponderExcluir
  15. Sem maldade a globo tem sua qualidade..não vamos negar, mas isso é CENSURA absurda..Se eu fosse global (em outra vida quem sabe) criaria um fake de mim mesma ou coisa assim e nagaria até o dedo cair q era eu..VAI AI A DICA>>>Kkkkk

    twitter.com/kelinex

    bjux

    ResponderExcluir
  16. Realmente visto pela opiniões de alguns, aki neste blog. A Globo só devia inspecionar os posts feitos pelo atores Globais, isso ja era o suficiente. Mas ela não vai conseguir conter o poder da nuvem da internet. Ela vai ceder, assim como outros e varias potencias cederam para esse gigantesco meio de informação, divulgação e relacionamento!
    Sigam me:
    http://twitter.com/ItairRodrig

    ResponderExcluir
  17. Todos nós assinamos contratos de confidencialidade em nossos trabalhos, até aqui, não vejo problema. Cabe aos contratados saberem usar as redes sociais. Mas sou contra a proibição. Que haja punição para quem não se comportar direitinho, oras! Rsrs.
    Follow me, follow you.
    http://twitter.com/DeaBerger

    ResponderExcluir
  18. a outra falando "bom bando" huaehueahuaeuha o twitter é um grupo bom? huaehueauheauha

    ResponderExcluir
  19. O que esperar de uma emissora que apoiava a censura na epoca da ditadura?

    Para mim sempre foi uma censura escravagista o que a Globo fazia com seus funcionários.

    E os atores, que se gabam de trabalhar na Globo, não passam de funcionarios, e ela pode fazer o que bem entende com eles. Que o diga Chico Anysio, que ficou na geladeira quanto tempo, heim?

    ResponderExcluir
  20. http://www.twitter.com/gabrielfelix follow-me :):):)

    ResponderExcluir
  21. É um direito da empresa criar diretrizes para comportamento de seus funcionários nas mídias sociais, quando este empresa tem como seu principal produto a imagem de si e de seus colaboradores. Mas vale uma afinetada, ela própria a Globo, incentivou de forma até agressiva seus colaboradores (estrelas) a estarem na nova mídia e quem sabe criar mais valor a marca, o tiro saiu pela culatra quando eventos do tipo o da Xuxa e agora por ultimo Luciona Huck, não souberam, não tiveram jogo de cintura em contato direto com os fãs, sem ajudade de acessores de imprensa.

    ResponderExcluir
  22. Imaginei que isso poderia acontecer, pelo o que vi ontem... A novela Caminho das Índias terminando hoje e haveria um suspense com quem Maya ficaria. Porém a Thaila Ayala, postou diversas fotos do casório de sua personagem com Bahuan, o que querendo ou não antecipou os acontecimentos do fim da novela. O que pode implicar em menos share pra Globo, afinal o telespectador já sabe o que irá acontecer...

    ResponderExcluir
  23. Chato ser funcionario da Globo, heim?
    FILMA EU GALVÃO!
    @gugagomes
    gugagomes.com

    ResponderExcluir
  24. HAHAHA , a Globo manipulando tudo como sempre , sempre foi assim e sempre será ! quem pode com ela ? ;D

    ResponderExcluir
  25. Alguém me explica melhor?
    Quer dizer que MESMO A GENTE não vai poder comentar nada sobre a globo sem a autorização devida? Nem sobre a novela?

    @_liph

    ResponderExcluir
  26. aham Claudia, senta lá. ISHISDAUHSDIHD

    www.twitter.com/anne_braun

    ResponderExcluir
  27. Sou a Globo:
    "Estou aq para diZer q naum vou processar o twitter, pois sou a favor da liberdade de expressão, mas sou mais a favor do Respeito...
    Vcs naum merecem Saber da Novela Antes, Nem falar com Nossos Anjinhos"
    Isso é uma Palhaçada!!!!
    Vou Jogar Baralho Em Dupla com O nelsinho Piquet...
    O Nelsinho Bateu, Eu ganhei!!!!!
    Dá-li Nelsinho!!!!!

    Me sigam: www.twitter.com/lucasmoska

    ResponderExcluir
  28. Gente... eles não podem mais twittar? Que pena! Logo agora que eu tava fazendo amizade!
    =) www.twitter.com/ElianaLee

    ResponderExcluir
  29. o negocio ´[e ver a bela na record
    muiiiiiiittoooooo boaaaaa

    ResponderExcluir
  30. Corajosa e corretíssima a estratégia da Globo, da Folha e de quem mais tiver feito e divulgado isso. Sempre - como empregada - assinei termos de confidencialidade e isso serve para todo tipo de funcionário!

    Entendo perfeitamente este tipo de ação e concordo em gênero, número e grau. Como diria meu pai; não entendeu e não gostou? Pega o boné e vai embora! E eu já fiz isso, a começar de casa, mesmo!

    É pago pela instituição? Então, é parte dela tudo o que qualquer funcionário vier a desenvolver em seu (instituição) nome e, portanto, confidencial.

    Acredito que seja alguma confusão, especialmente de quem ainda não tenha passado por este tipo de experiência o que tenha gerado alguns posts em contrário - que retoricamente acabam por confundir o direito de quem paga os salários dos jornalistas sobre sua produção intelectual - mesmo em prol da sociedade, mesmo em relação ao jornalismo de investigação - com a liberdade de expressão, a mesma que acabou com as garantias do seu trabalho, porque mal interpretado por uma juíza e depois manipulado até chegar ao que foi o resultado do STF este ano - e me refiro ao especial fato de colegas meus serem eventualmente julgados em processos comuns, e não especiais, depois de escarafunchar, em nome da sociedade civil, os podres de governo, de corrupção e outros que, certamente, podem condená-los mais facilmente do que outrora.

    Quem sabe seja o caso de quem postou o que está mais acima e em outros blogs também. Mas é claro e límpido o direito ao uso intelectual da produção paga pelo trabalho do colega que - como "funcionário" se já não podia "comer a carne onde se ganha o pão", agora, com estes novos paradigmas criados com as mídias sociais, deve pensar duas vezes antes de "cuspir na sopa que come, ou, que, acredito seja mais o caso, aqui, "jogá-la para fora do prato, para sociabilizá-la com mesa, toalha e outros vizinhos", simplesmente porque não é "educado", não lhe cabe e não é bonito.

    Vany Laubé - jornalista

    ResponderExcluir